18 março 2008

não reclama, você não está sozinha!

você, que anda reclamando da infidelidade de seu parceiro, pense que pode não estar sozinha no mundo. segundo uma matéria publicada no the new york times de hoje, os seres humanos não são os únicos a sofrer com a infidelidade: animais também "traem" e suas parceiras reclamam e se vingam, exatamente como algumas espécies do sexo feminino humano...

o que mais me chamou atenção, no entanto, foi o trecho a seguir:

"Sugestivamente, os machos ajustam suas carícias de uma forma nitidamente econômica, pagando um preço mais alto ou mais baixo dependendo da oferta, da qualidade da mercadoria e da competição com outros compradores. [...] Quando havia menos fêmeas por perto, o macho acariciava por mais tempo, e quando havia muitas fêmeas, o tempo de carícias era mais curto. Os machos também acariciavam as fêmeas mais poderosas por muito mais tempo do que as fêmeas menos poderosas"


ou seja, exatamente como acontece por aí...

outra parte interessante é o final, onde o professor comenta um "caso" entre besouro e "besoura":

"Em um experimento com besouros depois do acasalamento, a fêmea foi mantida presa nas imediações do macho, que rapidamente aproveitou a oportunidade para lançar seus feromônios para novas fêmeas. Depois de ser solta, a fêmea atacou violentamente e derrubou o macho de costas no chão. Ela enrolou ele dentro da bola de estrume [bola que é feita pelo "casal", onde a fêmea deposita seus ovos fertilizados]"


minha pergunta é a seguinte: afinal, todos traem e a vingança sempre existe?!

Nenhum comentário: